O estupro, o Rei e a culpa.
- Amanda Leite
- 30 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

É incrível como tendemos a distorcer os fatos e culpabilizar a vítima como desculpa para permanecermos omissos. Até sentimos um baixo nível de raiva e pena e certo ‘nojinho’ pelo ocorrido. Compaixão é algo bem diferente disso, procure saber mais e verá.
Mas pensar e refletir profundamente é muito doloroso para nossa consciência, porque se pensarmos muito nos sentiremos culpados por não fazer nada e teremos que tomar alguma atitude, então nos poupamos de ter que sentir culpa e largamos pra lá.
Foi assim com o Rei Davi¹, sua querida filha foi cruelmente tomada e o que e fez? Vamos ver.
Davi tinha 3 filhos, Absalão e Tamar (filhos de Maaca) e Amnom (filho de Ainoã). Tamar era linda, Amnom seu irmão era apaixonado por ela. Vendo ele que sempre lhe era difícil se aproximar fingiu estar doente e pediu a seu pai que Tamar fosse cuidar dele, insistiu que só assim ele ficaria bem. Então quando ela estava lá ele ordenou que os servos saíssem e a forçou, ela tentou se defender mas quem a poderia livrar? Então após ter conseguido realizar seu desejo sentiu nojo dela e a colocou para fora. Como de costume para demonstrar profunda angústia ela rasgou suas vestes e pôs cinzas sobre sua cabeça. Seu irmão Absalão vendo-a tentou confortá-la, a adotou como filha e a levou para sua casa. Não fez nada contra Amnom, pois esperava que o Rei tomasse providências, embora odiasse profundamente a seu irmão. Ao saber de tudo isso o Rei Davi enche-se de ira, e sabe o que ele fez? N-A-D-A. Passaram-se 2 anos e Absalão triste não esquecia o passado. Foi então chamar o Rei para uma reunião juntamente com seus conselheiros. Mas o Rei, ah o Rei, estava ocupado demais e não aceitou o convite, então Absalão convidou que Amnom fosse e o Rei permitiu. Então Absalão esperou ele se embebedar de vinho e o matou, para vingar sua irmã.
Podemos perceber como o Rei Davi foi omisso. Seu próprio filho fez uma atrocidades contra a própria irmã e ele não tomou NENHUMA atitude.
Vamos culpar Tamar para que o assunto termine: Ah mais ela provavelmente já havia percebido as intenções do irmão e que corria esse risco, porque ela não falou nada ao Rei? Ela facilitou, talvez ela até queria!
O Rei Davi semeou adultérios e colheu muitos sofrimentos em sua família. De estupro à assassinato entre seus filhos. Como o profeta Natã disse² “A espada nunca se afastará da sua casa, de sua própria família trarei desgraça sobre você”.
Ele foi omisso como Rei e principalmente como pai. E você? No que tem sido omisso? Qual a sua responsabilidade com as pessoas ao seu redor? O que tem plantado no coração de seus filhos? O que tem semeado na mente das pessoas que convivem com você?
Quando tem a oportunidade de falar/agir, você se cala ou distorce os fatos por simples conveniência para que o assunto termine logo e você se sinta menos culpado?
Que tal agirmos com amor e coragem e culpamos os verdadeiros culpados? Que tal mostramos a “Tamar”³ que não ficamos omissos?
______________________________________________
Escrito por Amanda Leite.
Embasado no texto bíblico na Nova Versão Internacional.
Inspirado na mensagem do Pr. Eugênio em 30 de maio de 2016.
2Samuel capítulo 13
2Samuel capítulo 12. versos 10-13
“Tamar” representa a todas as mulheres que foram estupradas e relacionadas como facilitadoras ou não dos crimes cometidos à elas que ficaram impunes.
Comments